Carregando...
 
Skip to main content
id da página: 7563 Excertos Teodoto 19

Excertos Teodoto 19

Clemente de Alexandria — Excertos de Teodoto

Tradução da versão francesa de François Sagnard, Extraits de Théodote (Sources chrétiennes)

Extratos da obra de Teodoto e da escola dita oriental na época de Valentino

Primeira Seção Extr. 1-28

19. «E o LOGOS se tornou carne»: não somente em se tornando homem no momento de sua Vida [aqui em baixo], mas ainda «no Princípio», quando o LOGOS «em sua constante identidade» se tornou FILHOS, em sua «delimitação» e não por essência.

Ele é ainda «tornado carne» em operando através dos Profetas. E o SALVADOR é chamado «filho» do LOGOS, «em sua constante identidade». Donde estas palavras: «No Princípio era o LOGOS, e o LOGOS estava [voltado] para Deus...; «o que nasceu nEle era a VIDA»: ora a VIDA, é o Senhor.

E Paulo declara: «Reveste o HOMEM novo que foi criado segundo Deus». É como se dissesse: «Crê nAquele que foi 'criado segundo Deus', ao LOGOS que está em Deus». A expressão «criado segundo Deus» pode indicar o termo do «avanço» par o qual o homem deve se apressar, assim como na expressão: «Alcance o termo (telos) para o qual tu foste criado».

E, de maneira ainda mais clara e mais explicita, Paulo disse, em outras passagens: «Ele que é a Imagem do Deus invisível». Em seguida adiciona: «Primogênito de toda criação». — Pela «Imagem do Deus invisível», designa o [filho] do Logos «em sua constante identidade»; «Primogênito de toda criação»: pois, engendrado sem que intervenha a «paixão», se tornou o Criador e o Princípio gerador do conjunto da criação e da matéria: é «nEle», com efeito, que o Pai «tudo criou».

Daí vem também que «Ele tomou», nos diz, «a forma do escravo», não somente sua carne, no momento de sua Vinda, mas ainda sua essência que retira de sua situação de sujeito: pois a essência é «escrava», enquanto passiva e «submetida» à causa ativa e dominante.